top of page

Instituto Acariquara e Universidade Federal do Amazonas Realizam Treinamento para Extensionistas do Projeto Ater Mulheres Rurais

Nos dias 4 e 5 de julho, as extensionistas que compõem a equipe do Projeto Mulheres Rurais participaram de um treinamento para a implementação dos projetos produtivos individuais e coletivos aprovados pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O treinamento, realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, teve como objetivo alinhar o desenvolvimento das atividades que serão realizadas pelas extensionistas com os resultados esperados pelo Projeto Ater Mulheres Rurais.

Extensionistas do projeto ATER Mulheres Rurais com banner do projeto atrás cercados por uma mata verde iluminada pelo sol

Foto; Instituto Acariquara


Durante o treinamento, as extensionistas desenvolveram abordagens específicas para os atendimentos individuais e coletivos, buscando aproximar sua atuação das realidades das beneficiárias. O treinamento abordou as atividades que serão desenvolvidas até setembro, incluem as primeiras visitas de implementação dos projetos produtivos voltados para Sistemas Agroflorestais, Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Meliponicultura, Avicultura e Empreendimentos Não Agrícolas. Esses projetos são articulados de forma transversal com atividades sociais e ambientais.

Extensionistas conversando sobre projeto e ao fundo encontra-se uma floresta verde ao céu nublado

Foto: Instituto Acariquara


As extensionistas tiveram a oportunidade de refletir e aperfeiçoar as orientações técnicas a serem transmitidas nos atendimentos individuais e coletivos, visando a clareza e objetividade das instruções para que as beneficiárias, com o apoio de suas famílias, possam desenvolver as ações propostas.

O treinamento de aperfeiçoamento encerrou com a integração de toda a equipe do projeto, ressaltando que os atendimentos individuais e coletivos de ATER não apenas contribuirão para os objetivos pactuados pelo Instituto Acariquara junto à Anater, mas também impactarão positivamente as realidades das mulheres rurais beneficiárias.

Extensionista em primeiro plano a direita com prancheta em mão esquerda e aparelho eletrônico na mão direita

Foto: Instituto Acariquara


Sobre o Projeto Mulheres Rurais

O Instituto Acariquara foi contratado pelo Governo Federal por meio da Chamada Pública 001/2023 – Projeto ATER Mulheres Rurais: Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis, para fornecer serviços de ATER para 300 mulheres rurais nos municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Nhamundá.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page