Instituto Acariquara fortalece o território do Alto Rio Urupadí com ações de Economia Solidária e valorização do guaraná orgânico
- Maycon Viturino da Silva
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
Nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025, o território do Alto Rio Urupadí, localizado no município de Maués/AM, foi representado em um importante espaço de diálogo nacional durante a 1ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Economia Solidária, promovida no contexto do Fórum Brasileiro de ECOSOL, em Brasília.

A participação da cooperativa Guaraná Urupadí, representada pela agricultora Edinamar, que apresentou os principais desafios e os avanços obtidos pelos mais de 110 produtores de guaraná orgânico da região, foi resultado de um processo coletivo de fortalecimento institucional, técnico e produtivo liderado pelo Instituto Acariquara. A fala destacou a importância das políticas públicas de economia solidária e os impactos positivos que essas ações têm gerado no cotidiano das famílias agricultoras do território.
Durante a audiência no Palácio do Planalto, os representantes entregaram uma carta com reivindicações em defesa da Economia Solidária e uma cesta com produtos regionais da cooperativa Guaraná Urupadí, simbolizando o potencial produtivo da agricultura familiar no Amazonas.

O protagonismo do território é sustentado por uma rede de apoio que tem o Instituto Acariquara como um de seus principais articuladores. A organização atua de forma contínua no Alto Urupadí, em parceria com instituições como o NUSEC/UFAM, Agrilab, ANATER, IFAM Campus Maués, UNICAFES-AM, Gastromotiva e a Prefeitura de Maués, desenvolvendo ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com foco na valorização do guaraná orgânico, na conservação da sociobiodiversidade e na geração de renda por meio da economia solidária.

Essas ações vêm contribuindo para ampliar a visibilidade do território e potencializar as capacidades organizativas das cooperativas e associações envolvidas. O Instituto Acariquara atua como elo entre o conhecimento técnico, os saberes tradicionais e as políticas públicas, articulando soluções sustentáveis para o desenvolvimento da região.

Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da ANATER, o Instituto Acariquara segue expandindo sua atuação, contribuindo para que a floresta se mantenha viva e produtiva, a partir de uma economia que valoriza quem cuida da terra.
📲 Acompanhe mais sobre nossas ações, bastidores das atividades nos territórios e depoimentos de quem faz parte dessa transformação!Estamos no Instagram e no LinkedIn com atualizações frequentes, registros dos projetos e notícias sobre o fortalecimento da agricultura familiar e da sociobiodiversidade na Amazônia.
Instagram: @institutoacariquara
LinkedIn: Instituto Acariquara
✨ Juntos(as), seguimos promovendo desenvolvimento sustentável com identidade amazônica.
Comments