30ª Edição da AGROUFAM

Nesta semana ocorre a 30ª edição da Feira da Agricultura Familiar (AGROUFAM). Criada em 2013, a Feira acontece na primeira semana de cada mês, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do Campus Universitário da UFAM e oferece produtos agrícolas oriundos da produção familiar, além de artesanato, biojóias, roupas e outros produtos.






































A AGROUFAM tem como meta até 2018 concluir a transição de seus produtores para uma produção agroecológica. A afirmação é da professora Therezinha Fraxe, coordenadora da Feira e do Núcleo de Socioeconomia da UFAM (Nusec). “Nosso principal objetivo é promover a segurança alimentar. Isso começa com a produção de produtos sem o uso de venenos. Para isso, a Universidade Federal do Amazonas dá todo o suporte para os agricultores, como logística, cursos de capacitação técnica e acompanhamento da produção”, explicou a professora. Com um faturamento médio mensal de R$ 52 mil, a Feira já se tornou referência para os agricultores de 14 municípios. Ao todo 80 barracas


abrigam a produção e em cada uma há a participação de três famílias. “Estamos falando de mais de 1 mil pessoas beneficiadas todos os meses. Algumas tiram o sustento apenas com o que vendem na AGROUFAM”, disse Therezinha.

Sobre a Feira

A feira AGROUFAM é uma realização do Nusec e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação e Empreendimentos de Economia Solidária de ensino. A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab). Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.

Informações:

E-mail: agroufam.feiraproducaofamiliar@gmail.com

Blog: agroufam.wordpress.com

Facebook: facebook.com/Agroufam

Cel:. (92) 99219-6825








0 visualização0 comentário