top of page

Projeto Ater Mulheres Rurais participou da reunião sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em Maués (AM)

No último dia 1º de março, o Instituto Acariquara, a Agência Experimental de Assistência Técnica e Extensão Rural da Universidade Federal do Amazonas (Agentes Ufam/Nusec) e a Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadí (AAFAU) estiveram presentes em uma importante reunião promovida pela Prefeitura de Maués. O encontro visava reunir agricultores familiares interessados em integrar o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA, que tem como propósito facilitar o acesso à alimentação e estimular a agricultura familiar, possibilita a aquisição direta de alimentos para destinar a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.


Foto: Instituto Acariquara (2024)


O vice-prefeito Sergio Mazzini Leite Filho ressaltou a importância da ação da Prefeitura, afirmando que a Secretaria de Assistência Social está empenhada em assegurar que mais famílias se beneficiem e que mais agricultores familiares participem do programa.


Durante a reunião, a equipe técnica do Instituto Acariquara, Agentes Ufam e AAFAU trabalhou ativamente para cadastrar as mulheres vinculadas ao Projeto Ater Mulheres Rurais no PAA. José Cristo de Oliveira, presidente da AAFAU, destacou que um dos principais desafios enfrentados pelos agricultores familiares do Alto Urupadí é a comercialização de seus produtos. Devido à distância da cidade de Maués, as mulheres muitas vezes trocam seus produtos por mercadorias, como frangos congelados, açúcar e café, sendo prejudicadas por marreteiros que praticam trocas desfavoráveis.


Nesse contexto, o Projeto Ater Mulheres Rurais surge como um apoio crucial, oferecendo planejamento de ações individuais, capacitação, intercâmbio e atendimento personalizado. O objetivo é desenvolver projetos que garantam a segurança alimentar e a renda das mulheres rurais. Destaca-se a importância do diálogo entre os parceiros do projeto e os gestores municipais, viabilizando a comercialização dos produtos dos projetos técnicos para o PAA.


7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page