top of page

Projeto ATER Mulheres Rurais promove encontro para compartilhar diagnóstico e planejamento de ações em Boa Vista do Ramos


No dia 28 de fevereiro, o Instituto Acariquara (IA), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista do Ramos, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia (Coopmel), realizou a Reunião de Socialização do Diagnóstico e Planejamento das Ações com as mulheres rurais da comunidade São Tomé, em Boa Vista do Ramos, no Amazonas.


Foto: Instituto Acariquara (2024)


Durante a reunião, as agentes de ATER do Instituto Acariquara apresentaram uma análise detalhada dos diagnósticos, incorporando as informações e demandas identificadas pelas mulheres rurais. O foco foi proporcionar uma visão quantitativa e qualitativa sobre a organização coletiva das mulheres rurais, visando fortalecer as existentes e incentivar a formação de novos grupos.


Foto: Instituto Acariquara (2024)


Para o planejamento das ações, utilizou-se a ferramenta "Levantamento de Problemas, Sistematização e Priorização". As beneficiárias participaram de uma roda de conversa, onde puderam refletir pessoalmente sobre os problemas mais comuns que precisavam ser socializados, compreendidos, sistematizados e priorizados. As decisões foram tomadas utilizando a "Matriz de Tomada de Decisão", permitindo que as mulheres escolhessem prioridades e ações coletivas com base nos interesses do grupo. Os temas prioritários escolhidos servirão de base para futuras atividades coletivas, como capacitações, sistematizações, intercâmbios e cursos.

 

Sobre o Projeto ATER Mulheres Rurais

O Instituto Acariquara foi contratado pelo Governo Federal por meio da Chamada Pública 001/2023 – Projeto ATER Mulheres Rurais: Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis, para fornecer serviços de ATER às mulheres rurais em quatro municípios do Amazonas: Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Nhamundá.

As Reuniões de Socialização do Diagnóstico e Planejamento das Ações têm como objetivo principal apresentar os resultados do diagnóstico, buscando consenso no planejamento de ações coletivas ao longo do projeto. O destaque é dado à valorização das atividades cotidianas das beneficiárias, como a produção agropecuária e produtos agroecológicos, mapeadas e especificadas nas etapas anteriores do diagnóstico.

21 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page