top of page

Instituto Acariquara e Gastromotiva cumprem agenda imersiva no Amazonas

Atualizado: 21 de jun.

Nestas duas últimas semanas, principalmente a que abrange a Semana do Meio Ambiente, o Instituto Acariquara junto da Gastromotiva tiveram suas agendas cheias!


No dia 5 e 6 de junho, a Gastromotiva participou do Lac Flavors Brasil 2024, que ocorreu na cidade de Manaus.O Lac Flavors, é a principal conferência empresarial do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o setor de alimentos e bebidas.


O fundador e presidente da organização, David Hertz, realizou uma palestra onde compartilhou a jornada de impacto que a organização vem realizando na Amazônia desde 2021. A participação reforça o impacto positivo da Gastronomia Social na região junto ao Instituto Acariquara, que busca cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico das comunidades tradicionais amazônicas, através da gestão participativa e sustentável dos recursos naturais.

Homem branco alto com backdrop (fundo gráfico) do evento Lac Flavors Brasil 2024, onde diz: Bem-vindos, edição Amazônia, Impacto e Sustentabilidade.

Reprodução: Gastromotiva


No dia 6 de junho, ocorreu a formatura da primeira turma do Curso "Faça e Venda" da Gastromotiva, uma das vertentes do projeto "Cozinhas Solidárias: Sabores que Transformam" cujo parceiro operacional local é o Instituto Acariquara e tem como patrocinadores Sodexo, Instituto Stop Hunger e Coca-Cola Brasil.


Foram formados 17 profissionais, contendo nesta turma indígenas venezuelanas da etnia Warao.

Pessoas em pé e sentadas com certificados em uma das mãos e com a outra mão levantada celebrando formatura

Foto: Photocadismo


No dia 7 de junho, a equipe do Acariquara junto a equipe da Gastromotiva estiveram presentes no Careiro da Várzea para uma ação relacionada a educação alimentar e educação ambiental com as crianças, onde elas tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes.


Foto: Photocadismo


Além disso, David Hertz e o diretor executivo do Instituto Acariquara, Ademar Roberto, estiveram presentes no território para discutir sobre projetos que envolvam a Cozinha Solidária do Careiro da Várzea, parte do projeto da Gastromotiva.

Pessoas sentadas e sorrindo dispostas em bancos de uma igreja no Careiro da Várzea

Foto: Photocadismo


O Encontro da Gastronomia Social e Desenvolvimento Sustentável aconteceu dia 13 de junho com o intuito de reunir os profissionais e representantes de instituições de ensino na área da gastronomia, empresários e organizações do terceiro setor, onde junto a Gastromotiva, apresentamos os projetos locais e os impactos gerados no combate à insegurança alimentar e no desenvolvimento na autonomia das comunidades com o objetivo de formar uma rede de parceiros que possa ampliar e fortalecer as iniciativas existentes.


Foto: Photocadismo


No dia 14 de junho, o Instituto Acariquara junto à Bemol, parceiros da Gastromotiva, estiveram no Parque das Tribos, na Cozinha Boca da Mata, para receber o professor William Barnett e a diretora associada Marissa Mendoza de Stanford Initiative on Business and Environmental Sustainability para uma troca de experiências e conhecimentos sobre o território Parque das Tribos e sustentabilidade a partir da perspectiva de povos indígenas.

Pessoas em pé, sendo pessoas indígenas, duas pessoas estrangeiras do Estados Unidos, duas pessoas brancas e uma pessoa com traços indígenas no Parque das Tribos

Foto: Instituto Acariquara

20 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page